Notícias
29.04.2019

Stara e Liberali: IoT utilizado na prática

Maior velocidade de informações para tomadas de decisões mais rápidas e otimização do custo de operação. É o que proporciona na prática a integralização da plataforma B1Agribusiness SAP disponibilizada pela mato-grossense Liberali e os equipamentos agrícolas da gaúcha Stara. Tal integralização será apresentada durante a Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que ocorre entre os dias 29 de abril a 3 de maio em Ribeirão Preto (SP).

Com a integração da plataforma SAP com os equipamentos da Stara os produtores terão informações sobre as operações agrícolas, como o insumo aplicado e a quantidade, área trabalhada, tempo da operação, mapa de aplicação, o operador do equipamento, entre outros, ou seja, todas as informações sobre o trabalho constarão dentro do ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial), software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades da mesma.

“Há rotinas da propriedade que são trabalhadas sobre estas informações. No plano de manutenção das máquinas, por exemplo, são necessárias informações do horímetro para saber se ela já chegou em um nível de horas em que está prevista a manutenção. Todas essas informações que estão no equipamento são hoje necessárias dentro do SAP, porque você tem uma integração entre as coisas”, explica Toni Edgar da Silva, diretor de Inovação da Liberali.

A integralização auxilia ainda no melhoramento do processo de informação da operação agrícola que acontece no campo, o que otimiza o controle do custo de produção.

De acordo com o diretor de Inovação da Liberali, Toni Edgar da Silva, os testes de campo foram realizados com um cliente comum da Stara e Liberali, nesta safra 2018/2019. Os testes envolveram visitas à campo, ajustes nos equipamentos, entre outros, gerando com grande velocidade as informações para as áreas de gestão da empresa, pois as mesmas vêm direto das máquinas e com ela tomadas de decisões mais assertivas para saber se aquelas operações estão baixando a quantidade de insumos, se os equipamentos estão sendo utilizados de forma correta, entre outros.

“É uma real utilização para a Internet das Coisas (IoT). É isso o que essa união da Liberali e da Stara quer proporcionar ao produtor rural”, pontua Toni Edgar.

Sobre a Stara
A Stara, pioneira na Agricultura de Precisão, atua em todo o território nacional e está presente nos cinco continentes, exportando para mais de 35 países. A Stara também se destaca por desenvolver a sua própria tecnologia eletrônica, facilitando a integração com plataformas digitais como a da Liberali. A empresa está localizada em Não-Me-Toque no Rio Grande do Sul.

Sobre a Liberali

A Liberali, com sede em Cuiabá (MT), é uma companhia provedora de soluções tecnológicas para o agronegócio mundial, atendendo clientes que buscam alta escalabilidade, com controle de custos, gestão estratégica e tomadas de decisão assertivas. A empresa possui mais de 18 anos de experiência no atendimento personalizado ofertando soluções ponta-a-ponta de gestão, completa e verticalizada. Genuinamente mato-grossense, a Liberali conta com clientes espalhados em mais de 20 países.

Compartilhe este artigo
Notícias Relacionadas
Redes sociais