Notícias
30.04.2019

Stara é parceira da Abimaq no Banco de Dados Colaborativo do Agricultor (BDCA)

A agricultura digital, como é conhecida a prática que utiliza alta tecnologia de informação no campo, já é uma realidade. Diferentes máquinas e sensores produzem informação o tempo todo e combiná-las para a tomada de decisão mais eficaz é um desafio. Nesse sentido surgiu a ideia do BDCA – o Banco de Dados Colaborativo do Agricultor.
O BDCA, uma iniciativa da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e indústrias de máquinas agrícolas, visa unir e consolidar as principais informações relevantes para a tomada de decisão do agricultor no campo em apenas um lugar, de forma segura e imparcial. Com o BDCA serão compartilhadas informações agronômicas como posição, velocidade, população de sementes, volume de aplicação de sólidos (adubação) e volume de aplicação de líquido (pulverização), por exemplo.
Apesar dos dados estarem armazenados sob a responsabilidade da Abimaq, eles são exclusivamente de propriedade do agricultor. O produtor é o único que tem o poder de liberar a informação para os parceiros que acredita serem confiáveis podendo, assim, otimizar seu negócio. Já as empresas fabricantes de máquinas podem compartilhar parte ou a totalidade dos dados gerados, atendendo a demanda dos agricultores de integração dos dados de diferentes máquinas agrícolas.
O projeto está sendo liderado por sete empresas da área do agronegócio, entre elas a Stara, e tem previsão de estar disponível aos produtores em 2020.
Para mais informações acesse http://bdca.abimaq.org.br/

Compartilhe este artigo
Notícias Relacionadas
Redes sociais