Notícias
31.05.2019

Você sabe o quanto umidade relativa do ar e a temperatura tem influência sobre a deriva durante as aplicações?

Para promover a proteção das culturas através da pulverização, o alvo biológico precisa ser atingido. Toda vez que um produto é aplicado ocorre a deriva em menor ou maior quantidade. Deriva é o movimento de um produto no ar, durante ou depois da aplicação, para um local diferente do planejado para aplicação. A deriva reduz o efeito do produto, uma vez que a dose aplicada será menor, além de causar prejuízos econômicos, quando atinge culturas próximas da área de aplicação. Apesar da eliminação completa da deriva ser impossível, os problemas podem ser reduzidos se a aplicação for realizada sob condições climáticas adequadas e com os equipamentos bem regulados.
A umidade relativa e a temperatura atuam juntas afetando a deriva, quando a umidade é baixa e a temperatura é elevada provoca a evaporação da água e diminui o tamanho das gotas. A temperatura influencia a deriva de outras maneiras, além de seu efeito na perda por evaporação das gotas, bem como, a volatilidade do produto aumenta com o acréscimo da temperatura.
Para garantir um melhor aproveitamento das aplicações, evite trabalhar em horários de alta temperatura e baixa umidade, trabalhando nas horas com temperaturas mais amenas do dia como no início da manhã e fim de tarde. A umidade relativa é normalmente mais alta durante estes períodos amenos. Pulverizadores com alta tecnologia de aplicação proporcionam que o produtor tenha melhor rendimento operacional, aproveitando as condições ideais de aplicação
Para acompanhar as condições climáticas adequadas para fazer a aplicação, os produtores podem contar com estações meteorológicas que compõem o pacote de tecnologia dos pulverizadores disponíveis no mercado que, além da umidade relativa e a temperatura, também contam com as funcionalidades de direção e velocidade do vento, o que potencializa ainda mais a eficiência da aplicação.

Compartilhe este artigo
Notícias Relacionadas
Redes sociais