Para a realização de um plantio de qualidade é importante estar com a plantadeira em dia, revisada e devidamente regulada de acordo com a cultura que será plantada. Esse é um dos pontos que garante melhor produtividade na lavoura.

Nos recentes lançamentos da Stara, as plantadeiras já possuem o ajuste automático de taxas, tanto de sementes quanto de adubo. Entretanto em algumas máquinas ainda se fazem regulagens de forma mecanizada.

Nas plantadeiras Stara, para se realizar a calibragem de sementes indicamos utilizar o controlador Topper 5500. No menu de equipamento, com a plantadeira engatada no trator e configurada no Topper, deve-se informar o número de dentes das engrenagens motora/movida que estão montadas e o número de alvéolos (furos) do disco de sementes.

Já nas plantadeiras mecanizadas, para uma correta regulagem dos mecanismos dosadores de sementes, em primeiro lugar deve-se escolher o disco correto para a semente utilizada. Após a escolha do disco, posicione-o acima do anel, nesse teste as sementes não podem ficar nem muito expostas sobre o disco e nem muito profundas. Lembre-se ainda que cada cultura possui um tipo de disco diferente, que deve ser trocado e selecionado conforme a  necessidade. A maioria das plantadeiras possuem uma tabela pronta, que informa o número de sementes por metro linear que cairá, mudando as engrenagens motora/movida.

 

Entendendo a profundidade de plantio

Além da regulagem da plantadeira, é fundamental também estar atento a profundidade do plantio. A maioria das culturas agrícolas tem uma melhor emergência, quando a semente é depositada de 3 a 5 cm de profundidade no solo, independentemente do tipo de regulagem da plantadeira, seja ela por molas, bexigas pneumáticas ou pistões. Recomenda-se essa faixa de profundidade para que a plântula possa emergir com máximo vigor. Lembre-se, é importante também conferir se os carrinhos da plantadeira estão na mesma profundidade e se as molas ou bolsas pneumáticas estão adequadas e aptas, em caso de não estarem devem ser substituídas. Aconselha-se também avaliar as condições de umidade do solo e a previsão climática dos próximos dias após o plantio.

 

Entendendo o uso do sulcador e disco duplo

Para distribuir de maneira eficiente as sementes, deve-se considerar a escolha do disco. Dessa forma, é importante analisar as condições e características de cada situação e buscar a que melhor atende a necessidade de cada área. Tanto o sulcador quanto o disco duplo possuem suas vantagens e desvantagens.

O disco duplo auxilia no corte da palhada, diminui o embuchamento e requer menos potência do trator, mas não consegue atingir uma boa profundidade e não descompacta o solo. Já o sulcador, consegue quebrar a compactação do solo, deposita o fertilizante em maior profundidade no solo e mais distante da semente, em contrapartida, exige uma maior potência do trator, consumindo mais combustível e ficando mais suscetível a embuchamentos em lavouras com alto índice de palhada.

 

Entendendo a velocidade de plantio

A velocidade na operação de plantio também influencia diretamente sobre a cobertura das sementes, uniformidade de distribuição, estande de plantas e na produtividade. Um dos principais fatores é o próprio equipamento, onde devemos observar qual é o sistema de dosagem das sementes.

Outros fatores que devemos levar em consideração é o tipo de solo e o sistema de fertilizante utilizado na plantadeira (disco duplo ou sulcador). Em solos mais argilosos, temos maiores dificuldades de andar em velocidades maiores, pois é um solo com bastante resistência e exige uma força maior no trator que está realizando a tração.

O aumento da velocidade acarreta benefícios como um maior rendimento operacional e aproveitamento da janela ideal de plantio, o que pode gerar mais produtividade. Por outro lado, temos desvantagens como: aumento do consumo de combustível do trator ou até necessária troca do mesmo, menor qualidade no acabamento de sulco de plantio, maior revolvimento do solo e possível perda de qualidade na distribuição, que nos acarreta perdas na produtividade.

Para finalizar, vale ressaltar que o plantio é uma das etapas mais importantes dentro do ciclo produtivo, um bom estande de plantas é o primeiro fator de qualidade de uma lavoura. O produtor que realiza a regulagem e manutenção de suas máquinas está a um passo à frente dos demais, garantindo resultados mais positivos.

 

Thomas Liska – Coordenador de Marketing de Produto da Stara

Lucas Henrique Luersen – Analista de Marketing de Produto da Stara