Há quase três meses, a Stara tem dois novos colaboradores que vieram diretamente da Alemanha. Ajith Sivakumar e Dominik Neumann, mestrandos da Universitä Münster, vieram para Não-Me-Toque/RS realizar uma experiência inédita na Stara em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF).

Os estudantes estão desenvolvendo suas pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF), da UPF, e colocando em prática na empresa, cada um em sua área de atuação.

Ajith Sivakumar, de 26 anos, está alocado no setor de Métodos e Processos na Engenharia de Manufatura, o tema de sua pesquisa é “Aprimorando a Eficácia Geral do Equipamento por meio de Manutenção Prescritiva Integrada e Simulação de Produção”. O objetivo principal é reduzir o tempo de inatividade e aumentar a produtividade geral nos processos de fabricação. “Estou explorando formas de aumentar a eficiência de equipamentos e máquinas, combinando técnicas de manutenção preditiva com modelos de simulação de produção,” completa.

Ajith, que está no Brasil pela primeira vez, conta que além do trabalho realizado na Stara, vai levar consigo muitas lembranças boas do tempo que passou aqui. “Desde o primeiro dia, a Stara não te vê como funcionário, mas sim como parte da família. Os colegas de trabalho te convidam para várias atividades e para dentro de suas casas, para jantar com suas famílias, te acompanham e garantem que você está bem assistido enquanto tudo é novidade e isso é muito bacana.”

Já sobre a empresa, Ajith Sivakumar comenta: “é uma empresa muito grande, mas ao mesmo tempo todos são muito abertos a inovação. A liderança aceita perguntas e faz de tudo para solucionar suas dúvidas e te ajudar a cada etapa do processo.”

O colaborador Miguel Portela Valério, analista de Métodos e Processos, foi parte importante do processo de adaptação do mestrando na Stara. “Pude acompanhar o Ajith em seu dia a dia e foi uma experiência sensacional. Com certeza aprendemos muito com ele em nosso setor, tanto no trabalho quanto culturalmente. Hoje, buscamos muitas ferramentas fora do Brasil que atendam aos nossos parâmetros de qualidade, então essa troca é extremamente importante. Tenho a certeza que tanto Ajith quanto Dominik, tem os mesmos valores da Stara e nós percebemos uma mudança de comportamento dentro do setor, como o despertar da curiosidade dos colegas e a vontade de aprender inglês.”

 

Já Domink Neumann, de 25 anos, teve a missão de desenvolver um modelo de maturidade abrangente e adaptado ao processo de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP), reconhecendo seu papel fundamental na harmonização de demanda e oferta por meio de previsão e planejamento operacional para garantir a satisfação final do cliente.

“O processo de S&OP é complexo, exigindo colaboração contínua entre vários departamentos de uma organização e um fluxo de dados robusto. Devido à sua importância, tanto a pesquisa quanto a prática industrial buscam continuamente abordagens inovadoras para aprimorar esse processo”, salienta o mestrando.

 

Durante o período de estágio, Dominik contou com a ajuda de Rafael Pinto de Toledo, do setor de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP). Rafael conta que essa é a sua primeira experiência trabalhando lado a lado com alguém de fora do país. “Estudo a língua inglesa e faço faculdade de letras. Foi a minha primeira oportunidade de conviver com alguém que fala outro idioma no dia a dia. Fui convidado para trabalhar no setor de PPCP, e para mim, essa experiência foi de uma riqueza sem tamanho. Conviver com eles me ensinou muito culturalmente e como profissional também. Só tenho a agradecer a Stara por proporcionar momentos como esse no ambiente de trabalho.”

Dominik Neumann conta que além do excelente trabalho que pode realizar dentro da Stara, vai levar grandes amizades. “Tivemos todo o apoio da Stara em todas as partes da nossa pesquisa. Aqui as pessoas são muito amigáveis e gostam de compartilhar conhecimentos. Fizemos grandes amigos que abriram a porta de suas casas para nos receberem e fizeram questão de nos fazer sentir parte dessa comunidade. Com certeza recomendo essa experiência de intercâmbio”, enfatiza.

A Stara se orgulha em proporcionar esta troca de experiência, tanto para os colaboradores quanto para os parceiros de fora do país. Com certeza esse intercâmbio de conhecimento está em sinergia com o nosso lema de evolução constante.  Afinal, nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.