Todo agricultor almeja conquistar altas produtividades na sua lavoura, mas encontra no caminho várias dúvidas, desde a preparação do solo, a escolha da cultivar até as operações de plantio. Para auxiliar você no cultivo de soja, preparamos algumas dicas. Confira abaixo:

Manejo

Uma lavoura com alto potencial produtivo requer um plantio de qualidade. Por isso, tudo começa antes mesmo do plantio de soja, com a cultura antecessora que refletirá em um solo nutrido e corrigido. Essa cultura com uma boa cobertura contribuirá para o manejo de plantas daninhas, assim como o manejo de pragas e doenças.

No manejo, outro fator determinante é o pH do solo. No caso da soja deve variar de 6 a 6,5, impactando diretamente na disponibilidade de nutrientes. Por isso, é fundamental trabalhar a correção do solo, através da aplicação de calcário, por exemplo.

Em seguida, vem a adubação que deve ser realizada de acordo com análises químicas de fertilidade do solo. As plantadeiras Stara possuem reservatório de fertilizantes, possibilitando realizar as aplicações durante o plantio, trazendo mais praticidade e eficiência.

Cultivar e janela de plantio

A escolha de uma cultivar adequada é outro fator muito importante para obter um alto potencial produtivo da sua lavoura. Escolha cultivares adaptadas as condições de sua região e às condições de seu talhão, dentro da janela recomendada, que se baseia nas informações climáticas e nas características físicas do solo e do ciclo da cultura.

Além disso, sementes de qualidade, com alto vigor possuem maior velocidade de estabelecimento e promovem uma lavoura uniforme, sendo mais resistentes a pragas e doenças.

Operação de plantio

Vários fatores fazem parte da operação de plantio. Como a velocidade, que vai influenciar diretamente na distribuição espacial das sementes e depende de vários fatores como a máquina e a compactação da área. Em média, a velocidade varia entre 4 e 7 km/h.

Já a distribuição de soja com melhores resultados é a com espaçamento de 45 e 50 cm entre as linhas. O acabamento e profundidade do sulco do plantio também afetam diretamente no crescimento radicular das plantas, o que será determinante para a adsorção de água e nutrientes para a planta. Por isso, a profundidade ideal varia entre 2 e 4 cm.

Para garantir a melhor eficiência no plantio e economia de sementes, as plantadeiras Stara possuem diversas tecnologias. Como o Sistema de Distribuição Precisa Stara (DPS) que garante uma distribuição de sementes uniforme, evitando sementes duplas e falhas. Já o Sistema Control possibilita aplicar à taxa variável de sementes e fertilizantes.

O Sistema de Desligamento Linha a Linha desliga automaticamente as linhas de plantio no exato momento em que o Topper detecta uma área onde o plantio já foi realizado. E o Zero Amassamento realiza o plantio com desligamento automático das linhas de semente no lugar que acontecerá o tráfego de pulverizadores e distribuidores.

Clique aqui e conheça toda linha de plantadeiras Stara.