A modernização agrícola evoluiu para oferecer soluções cada vez mais precisas, rápidas e eficientes no campo. Entre as decisões que mais influenciam o rendimento da lavoura está a escolha entre máquinas agrícolas autopropelidas e equipamentos de arrasto — especialmente quando falamos em pulverizadores e distribuidores.

Mas qual é, de fato, a diferença entre autopropelido e pulverizadores de arrasto? E como essa escolha pode impactar o desempenho operacional na sua propriedade rural?

Neste conteúdo, você vai entender o que caracteriza um autopropelido, as vantagens que ele oferece em relação aos modelos de arrasto e quais fatores devem ser considerados para escolher a máquina ideal para sua lavoura.

O que é uma máquina agrícola autopropelida?

Máquinas agrícolas autopropelidas são aquelas que possuem propulsão própria, ou seja, contam com motor embarcado e não dependem de trator para realizar suas operações. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Lucas Henrique Luersen, analista de marketing de produto da Stara:

um pulverizador de arrasto será engatado em um trator, já um pulverizador autopropelido não precisa de trator.

Esse tipo de máquina agrícola é ideal para propriedades que buscam maior autonomia, agilidade e precisão nas aplicações — principalmente em estágios mais avançados de culturas como o milho, onde a altura das plantas pode limitar o uso de máquinas de arrasto.

Pulverizador de arrasto ou autopropelido: principais diferenças

1. Propulsão e independência operacional

A principal diferença está no sistema de movimentação. O pulverizador autopropelido tem motor próprio e maior vão livre, o que garante melhor desempenho em áreas com culturas altas. 

Já o pulverizador de arrasto depende da tração de um trator, com limitações de altura e agilidade.

2. Aplicação em estágios avançados da cultura

A capacidade de operar em diferentes estágios da cultura é um fator decisivo na escolha da máquina agrícola. Lucas Luersen afirma:

O autopropelido permite aplicação de defensivos agrícolas em estágios mais adiantados de culturas altas como o milho, aumentando consideravelmente a produção.

O modelo de arrasto, por ter vão livre mais baixo e barras limitadas, não possibilita esse tipo de operação com eficiência.

3. Regulagem automática da vazão

Os autopropelidos Stara contam com controlador de vazão que ajusta automaticamente os litros por hectare conforme a velocidade de deslocamento, garantindo uma aplicação uniforme.

Muitos pulverizadores de arrasto não possuem esse recurso, exigindo mais controle manual do operador.

4. Giro inteligente e menor amassamento

Outro diferencial dos autopropelidos Stara é o Giro Inteligente nas Quatro Rodas, que reduz significativamente o amassamento nas manobras. “Esse sistema reduz ainda mais o amassamento se comparado a pulverizadores de arrasto”, complementa o especialista.

Autopropelido e eficiência: menos desperdício, mais resultado

A sustentabilidade é um pilar importante nas tecnologias embarcadas nos autopropelidos da Stara e na Agricultura de Precisão como um todo. Além da economia de insumos, há menor impacto ambiental nas aplicações:

  • O desligamento bico a bico evita sobreposição de defensivos;

  • Os motores Stara são econômicos e seguem normas de baixa emissão;

  • O pulverizador autopropelido Imperador Eco Spray, desenvolvido com Bosch e BASF, usa inteligência artificial para identificar plantas daninhas e aplicar o herbicida somente onde necessário. Esse sistema tira 15 fotos por segundo e analisa em tempo real onde pulverizar ou não.

Como operar um autopropelido na lavoura?

A operação dessas máquinas agrícolas é simples. “As regulagens e calibragens são fáceis, feitas todas pelo controlador Topper 5500. Não precisa de nenhum curso para operar”, explica Lucas. 

A entrega técnica feita pela concessionária garante que o operador entenda todos os procedimentos, desde o início da operação até os ajustes finos.

Tecnologias de precisão embarcadas nos autopropelidos Stara

Os autopropelidos da Stara são verdadeiras plataformas tecnológicas sobre rodas. Alguns dos destaques:

  • Topper 5500: controlador agrícola que facilita calibração e regulagem, com sistema “siga-me” que orienta o operador passo a passo.

  • Dupla Linha: tecnologia que alterna entre dois bicos de pulverização para manter padrão de gotas mesmo com variação de velocidade, evitando deriva.

  • Desligamento bico a bico: evita aplicação duplicada e gera economia de defensivos.

  • Giro Inteligente nas Quatro Rodas: presente nas quatro rodas, proporciona manobras mais suaves e menos amassamento.

  • Eco Spray: pulverizador autopropelido com sistema de aplicação localizada de herbicidas com a ajuda de câmeras, que reduz em até 90% o uso de defensivos.

imperador 4000 em terreno de subida durante aplicação.

Imperador Stara: pioneirismo na linha de pulverizador autopropelido

A Stara foi pioneira no lançamento de tecnologias que hoje são referência no setor:

  • O Imperador foi o primeiro e ainda é o único pulverizador com barras centrais do mundo — uma inovação que aumenta a estabilidade e garante até 58% mais produto no alvo.

Atualmente, a linha possui modelos com tanques de 2.000 a 4.000 litros e barras de 27 a 36 metros. Outros pontos importantes incluem:

  • Tipo de cultura e estágio da aplicação;

  • Necessidade de tecnologias como bico a bico, Blue Beam e Dupla Linha;

  • Autonomia e vão livre para culturas mais altas;

  • Nível de conectividade e assistência técnica da máquina

A tecnologia agrícola certa garante maior rendimento, economia de insumos e sustentabilidade para o futuro da sua propriedade.

Gostou das sugestões e quer descobrir a máquina agrícola ideal para a sua lavoura?

Visite uma Concessionária Stara e encontre o equipamento mais adequado para maximizar a sua produção agrícola.  

Fale com os nossos técnicos