Promover a segurança e a qualidade de vida do colaborador é fundamental para a Stara. Por isso, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre boas práticas e bem-estar, entre os dias 23 a 27 de outubro, a Stara realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). As atividades aconteceram na matriz em Não-Me-Toque/RS e nas filiais em Carazinho/RS e Santa Rosa/RS.

A programação contou com a realização de palestras, abordando assuntos sobre saúde financeira, saúde emocional, bem-estar e qualidade de vida. Além disso, também foram disponibilizados exames gratuitos para os colaboradores, como testes rápidos DST (Hepatite B e C, Sifilis e HIV).

Vinicius Vanzin Rodrigues, Coordenador de Segurança do Trabalho, ressalta a importância da realização dessa semana: “A SIPAT, tem o objetivo de prevenir e alertar sobre a importância do bem-estar ao colaborador, tanto na parte emocional quanto corporal. Assim que abrimos as inscrições, percebemos uma grande adesão.”

Para a colaboradora, Viviane Cristine Fries, do setor de Engenharia de Produto, a Stara se preocupa em oferecer ao colaborador mais saúde e qualidade de vida e, por isso essa iniciativa é de extrema importância. “Essas atividades nos fazem pensar mais em nós, em como estamos agindo e utilizando o nosso tempo.  Trabalhamos em um ambiente, em que muitas vezes, nós mesmos o tornamos mais corrido, por isso, precisamos organizar a nossa gestão do tempo, olhar mais para o nosso interno, possibilitando melhorar o espaço e a nossa saúde mental.”

O colaborador Andrio Worm de Souza, do setor de PCP, que participou da palestra sobre Saúde Emocional, avalia como positiva a realização da SIPAT: “essas ações são fundamentais, para o nosso autoconhecimento, para entender nossos limites e até mesmo entender mais o outro, tornando o ambiente favorável para nós mesmo e o colega.”

Laura Primmaz, Psicóloga do SESI, que ministrou a palestra sobre Saúde Emocional, enfatiza sobre a importância de desenvolver essa semana e entender que cada colaborador é único. “É muito importante falar sobre saúde mental em todos os espaços que estamos inseridos, seja no ambiente profissional ou pessoal. Ela rege tudo aquilo que estamos exercendo no nosso dia a dia, o nosso comportamento e as nossas ações e decisões e interfere na forma como vamos conduzir o que nos acontece diariamente. O entendimento dela, auxilia a passar por essas situações diárias de forma um pouco mais tranquila, reconhecendo os nossos limites e não excedendo.”

Promover a segurança, o conhecimento e a qualidade de vida e bem-estar é positivo, por isso, a Stara incentiva e desenvolve atividades para fomentar o desenvolvimento do colaborador.