No dia 27 de agosto, foram apresentados os 4 protótipos da olimpíada da inovação, SAP Techniversity,maior evento de tecnologia da SAP voltado para estudantes universitários, que será realizado na SAP Labs Latin America, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. As soluções têm como base a plataforma SAP HANA e foram focadas nos setores de varejo, agronegócio, segurança e logística.

Os projetos foram apresentados a uma banca e ao público que, ao final, elegeu o projeto que une a Telemetria Stara e o sistema de gerenciamento de informações da SAP. A ideia desse projeto iniciou na Agrishow 2015, durante o lançamento da Telemetria Stara.

“Alguns produtores quando conheceram a Telemetria Stara comentaram conosco que era uma tecnologia que atendia as necessidades do produtor na lavoura, em termos de informação, apesar de já possuírem sistemas de gerenciamento em suas propriedades. Isso acendeu uma luz de alerta, de oportunidade , e nós pensamos “por que não?” e fomos atrás”, lembra Cristiano Buss, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara. A partir disso, a Stara entrou em contato com a SAP e a ideia começou a se transformar em projeto.

O protótipo desenvolvido de maneira colaborativa entre funcionários SAP, estudantes e equipe Stara tem como objetivo endereçar os problemas que o agricultor encontra para controlar as atividades realizadas no campo, bem como a utilização dos recursos durante estas atividades. Com os dados de Telemetria sendo transmitidos do Stara Topper 5500 para o HANA Cloud Platform, o protótipo desenvolvido proporcionará ao agricultor a possibilidade de monitorar sua operação em tempo real em qualquer dispositivo móvel, o que possibilita que o usuário constantemente revise o planejamento adotado, garantindo assim uma operação mais eficiente e assertiva.

Esse projeto tem potencial para deixar de ser um protótipo e virar produto por ser inédito e pela força que o agronegócio tem no Brasil. “Esse é o primeiro projeto de Telemetria em agricultura de precisão do ERP no mundo para interligar máquinas agrícolas. Não há registros de que tenha sido feito isso ou algo parecido. Mais uma vez marcamos a história, com a inovação e pioneirismo. Afirmando mais uma vez o nosso lema de Evolução Constante. Nasceu de uma conversa, encontramos os parceiros certos e já estamos conseguindo fazer a comunicação entre os sistemas”, comenta Cristiano.