Nutrir o solo e distribuir sementes de maneira uniforme, com o espaçamento ideal. Na preparação da terra para o cultivo de inverno, esse é o desempenho esperado de uma semeadora na lavoura de grãos.  

Na semeadura, o agricultor faz as suas melhores apostas para garantir a produtividade na safra: tanto na escolha de insumos quanto de equipamentos agrícolas.  

Neste guia completo, você vai entender a função da semeadora em cultivares de inverno, receber dicas de como fazer boas escolhas, aprender a regular a máquina agrícola na prática, além de explorar os diferenciais técnicos das semeadoras Stara para uma operação mais eficaz e rentável no campo.  

O que é e qual a função da semeadora?

Semeadora é uma máquina agrícola utilizada para fazer o plantio de culturas de inverno como trigo, cevada, aveia, centeio, entre outras. Também é recomendada para semear arroz.  

Segundo o engenheiro agrônomo Thomas Liska, coordenador de Marketing de Produto da Stara, é possível utilizar o equipamento, ainda, em cultivares de pastagens, como azevém e braquiária, além de coberturas de solo, como nabo, ervilhaca , entre outras. 

Portanto, a função da semeadora é distribuir sementes e, em muitos casos, fertilizantes. Seu principal objetivo é garantir que cada semente seja colocada na profundidade e espaçamento corretos, fatores decisivos para o bom desenvolvimento das culturas. Thomas Liska, coordenador de Marketing de Produto da Stara, aponta:

Para estas máquinas, usa-se o conceito de semeadora, pois a taxa de plantio é estipulada em Kg por hectare, diferentemente das plantadeiras, em que usa-se  sementes por metro.

Guapa Supra Winter em uso na lavoura.

Tipos de semeadoras agrícolas

Existem dois tipos de semeadoras, as mecânicas e pneumáticas. Escolher o modelo certo para a sua lavoura depende das características da cultura, tipo de solo e nível de tecnologia desejado. Veja os principais tipos de semeadoras utilizadas em lavouras de grãos: 

Semeadora mecânica

A semeadora mecânica realiza a distribuição de insumos por meio de mecanismos mecânicos, como engrenagens e roldanas. 

Na Stara, um dos modelos disponíveis é a semeadora Ceres, que possui um ótimo custo-benefício. Modelos como a Ceres Master 3570 oferecem versatilidade para rotação de culturas e alta eficiência na semeadura direta, com destaque para sua capacidade de sementes (até 950 litros) e fertilizantes (até 1.290 litros)​.

As mecânicas distribuem a semente no solo por um eixo ligado às transmissões, tocadas pela roda da semeadora, destaca Liska. Este eixo se estende a cada linha, que libera as sementes. Elas caem por gravidade, pois estes modelos de semeadoras possuem caixa suspensa. 

Semeadora pneumática

A semeadora pneumática usa ar pressurizado para transportar e distribuir sementes e fertilizantes com alta precisão. 

Liska destaca que as semeadoras pneumáticas Stara contam com uma caixa central de sementes com um sistema de dosagens por rotor. Assim, o equipamento dosa a quantidade certa de sementes para toda a máquina agrícola. 

Na prática, funciona assim: uma turbina com pressão positiva empurra as sementes para as torres distribuidoras, realizando a distribuição das sementes para todas as linhas de plantio do equipamento. Esse sistema proporciona às semeadoras pneumáticas uma melhor uniformidade na distribuição, além de permitir a semeadura de culturas que exigem taxas menores. 

Na Stara, os principais modelos são a Guapa e Guapita, ideais para o cultivo de inverno. Ambas se destacam pela alta performance em terrenos acidentados e pelo controle de taxa via controlador Topper 5500. 

Assim, ao utilizar tecnologias agrícolas como sensores, monitores e GPS, é possível garantir que cada semente seja depositada no local exato, na profundidade ideal e com espaçamento regular. 

As máquinas agrícolas Stara permitem, ainda, integrações com outras soluções da Agricultura de Precisão. Entre elas, estão o desligamento automático, control,  monitoramento de sementes e sistemas de taxa variável, resultando em menor desperdício, melhor aproveitamento da área plantada e ganhos em produtividade e sustentabilidade​.

Qual a diferença entre a plantadeira e a semeadora?

Já quando comparamos semeadoras e plantadeiras, um dos critérios de escolha é o tamanho das sementes e os cultivares. Confira: 

Semeadoras (semeadeiras) 

Usadas principalmente para sementes menores e de culturas de inverno (trigo, aveia, arroz), com foco em cobertura uniforme.

Plantadeiras 

Recomendadas para sementes maiores, como milho e soja, geralmente com maior espaçamento entre linhas, precisão e sistemas mais robustos para cortes de palha.

Veja mais: Semeadora ou plantadeira: dicas para escolher a máquina ideal

Plantadeira Stara EVA em operação na lavoura, realizando o plantio de forma precisa em solo preparado, com destaque para suas linhas de distribuição e estrutura robusta.

 

10 Vantagens ao usar uma semeadora agrícola

Entre as principais benefícios ao utilizar uma semeadora na lavoura de grãos para o cultivo de inverno, pastagens e coberturas, destacam-se: 

  • Excelente distribuição das sementes no solo;

  • Qualidade e uniformidade na semeadura; 

  • Aumenta a taxa de germinação;

  • Aproveitamento máximo da viabilidade das sementes semeadas;

  • Redução de falhas e sobreposições; 

  • Economia de sementes e fertilizantes;

  • Otimização da janela de plantio;

  • Aumento da produtividade final, se comparado a semeadura a lanço; 

  • Redução da compactação do solo;

  • Menor uso de insumos químicos e diminuição da emissão de carbono por operações otimizadas.

Tecnologia agrícola em máquinas semeadoras 

No final de um dia de trabalho altamente produtivo, é possível esperar algo mais de uma semeadora? 

A Stara desenvolveu uma tecnologia para ajudar o produtor justamente nesse momento: na hora de transportar a máquina agrícola para um local seguro.  

Thomas Liska conta que um dos principais recursos tecnológicos das semeadoras Guapa e Guapita, e que realmente impactam o dia a dia do produtor, é a facilidade de deslocar e armazenar o equipamento: 

Um dos grandes destaques é o sistema de auto transporte da máquina agrícola. Com poucos cliques na tela do controlador, a semeadora vai de modo trabalho para modo transporte, pronta para atravessar estradas estreitas, pontes e porteiras, sem a necessidade do operador desembarcar do trator para isso. 

Outra tecnologia agrícola que faz diferença na operação pode ser encontrada na semeadora Guapa. São as molas pneumáticas de pressão nas linhas, que auxiliam a máquina a copiar melhor o solo e manter a mesma pressão, uniformizando a profundidade das sementes no solo.  

Outro diferencial, dentre as tecnologias próprias desenvolvidas pela Stara, é o controlador agrícola Topper 5500, que permite a correção de solo junto com a semeadura, garantindo uma economia real de sementes e fertilizantes. 

O monitor agrícola embarcado nas semeadoras da Stara permite, ainda: 

  • Aplicação a taxa variável de sementes e fertilizantes;

  • Desligamento de seção nas semeadoras;

  • Integração com mapas de prescrição;

  • Regulagem de 1 em 1 kg de semente e fertilizante via Control; 

  • Acesso remoto à assistência técnica via Conecta direto da cabine;

  • Controle total da operação em tempo real via Telemetria​​.

Como regular uma semeadeira do jeito certo? 

Trabalhar no campo com uma semeadora bem regulada é a melhor forma de reduzir as perdas na semeadura de inverno, especialmente na semeadura de trigo. Para garantir isso, confira as principais orientações para regular o equipamento:

1. Verifique os discos e dosadores: o tipo de cultura exige discos específicos;

2. Ajuste a profundidade de plantio: conforme o tipo de solo e semente;

3. Calibre a taxa de sementes e fertilizantes: use as recomendações técnicas do fabricante da máquina agrícola. Se possível, utilize mapas de prescrição;

4. Cheque a pressão das linhas: a semeadora Stara Guapita, por exemplo, possui molas helicoidais ajustáveis de 80 a 180 kg​; 

5. Use tecnologias agrícolas embarcadas: como o Topper 5500 para ajustes em tempo real direto da cabine da máquina agrícola; 

O engenheiro Thomas Liska alerta, ainda, que existe diferença na hora de regular semeadoras mecânicas e pneumáticas. 

Um fator que impacta bastante a eficiência da semeadora mecânica é o uso de taxas baixas. Geralmente, essas máquinas não podem ser calibradas e reguladas com taxas com menos de 50 Kg, já em semeadoras pneumáticas, a taxa de sementes pode ser facilmente reduzida.

De acordo com Liska, a dimensão do reservatório da semeadura influencia a eficiência e o rendimento do plantio. Justamente por essa razão, explica o engenheiro agrônomo, a semeadora Stara Guapa Supra foi desenvolvida com três configurações diferentes, possibilitando alterar as dimensões de fertilizantes e sementes no reservatório. 

E como abastecer esse tipo de máquina agrícola?

O abastecimento da semeadora deve seguir cuidados para evitar contaminação com os insumos químicos e garantir performance:

  • Use EPIs adequados ao manusear fertilizantes;

  • Limpe os reservatórios antes de cada uso;

  • Utilize sementes de boa qualidade e classificadas;

  • Preencha os reservatórios centralizados, como o da Guapita (capacidade de até 1.465 l de sementes e 1.915 l de fertilizante)​;

  • Evite exceder a capacidade para não comprometer a distribuição.

Manutenção preventiva em semeadoras durante a safra

Assim como a regulagem e o abastecimento, realizar a manutenção preventiva das máquinas agrícolas na propriedade também requer cuidados especiais.  

Todas essas ações, somadas, garantem o bom desempenho e maior vida útil do equipamento. Relembre os principais cuidados com semeadeiras, em todas as etapas de cultivo:  

  • Antes do plantio: lubrifique artefatos móveis, verifique mangueiras, engrenagens e calibragens;

  • Durante o uso: monitore o desgaste de discos, rolamentos e sensores;

  • Após o plantio: limpe a máquina, esvazie os reservatórios e armazene em local coberto. 

De maneira geral, durante a safra, o operador deve estar atento à performance do equipamento para detectar com antecedência possíveis problemas. Thomas Liska, coordenador de Marketing de Produto da Stata, explica e faz outras recomendações: 

Os principais cuidados com a semeadora é sempre deixar a máquina limpa e lubrificada após o término da semeadura, pois são máquinas que utilizam muito fertilizante. Outro fator importante é verificar os pontos de graxeira da máquina e engraxar, se necessário. Também é essencial revisar discos, rodinhas e outras partes rolantes e substituir algum rolamento quando necessário.

É importante destacar, ainda, que modelos como a Guapa Supra Winter e a Ceres Master possuem design que facilita o acesso para manutenção e substituição de peças, otimizando o tempo de preparo. 

Semeadora Stara: como escolher o modelo ideal?

As semeadoras Stara foram projetadas com foco na robustez, facilidade de regulagem, tecnologia de ponta e assistência técnica especializada em todo o Brasil. Para o cultivo de inverno, a marca possui soluções completas para todas as etapas da lavoura.

Segundo Liska, o primeiro fator na escolha de uma semeadora é o seu tamanho, para qual trator ela será usada, o nível de tecnologia da semeadora e as culturas que serão plantadas. Confira as máquinas agrícolas em detalhes: 

  • Guapa e Guapa Supra: referência em arroz e terrenos desafiadores

Modelos como a Guapa e Guapa Supra se destacam na semeadura de arroz e outras culturas que exigem copiagem de terreno precisa. Suas molas pneumáticas garantem pressão uniforme entre linhas, e sua construção permite operar até mesmo em terrenos úmidos ou acidentados​.

  • Guapa Supra Winter e Guapita: performance no cultivo de inverno

A Guapa Supra Winter e a Guapita são ideais para trigo, aveia, cevada e outras culturas de inverno. Realizam excelente copiagem de solo, mantendo uma profundidade de semeadura e ótima distribuição de sementes. Também oferecem todo o pacote tecnológico: Control, Conecta, Telemetria e Syncro.  

Ceres e Ceres Master: versatilidade para culturas rotacionadas

As Ceres são semeadoras múltiplas ideais para quem busca flexibilidade. São recomendadas para a semeadura de soja e cultivos de inverno. Seu custo-benefício e capacidade de trabalhar em plantio direto fazem dela uma excelente escolha para o produtor que busca eficiência sem abrir mão da simplicidade​.

Com a Stara, o produtor encontra o modelo ideal para sua realidade. Além disso, conta com pós-venda especializado na Rede de Concessionárias e tecnologia nacional que realmente faz a diferença no campo. 

Conclusão

Escolher a semeadora agrícola certa é uma decisão estratégica. Ao considerar o tipo de cultura, o terreno, os sistemas de cultivo e o nível de tecnologia desejado, o produtor rural consegue maximizar sua produtividade agrícola e garantir maior sustentabilidade nos manejos, com menos uso de insumos e recursos naturais. 

Neste guia, você viu diferentes tipos de semeadora, a diferença entre plantadeira e semeadeira, as vantagens, além de dicas práticas de regulagem e manutenção. E, ao final, conheceu os diferenciais das máquinas agrícolas Stara, referência em Agricultura de Precisão e eficiência no cultivo de inverno.

Gostou das sugestões e quer descobrir a máquina agrícola ideal para a sua lavoura?

Visite uma Concessionária Stara e encontre o equipamento mais adequado para maximizar a sua produção agrícola.  

Fale com os nossos técnicos