Em suas quatro unidades, a Stara trabalha diariamente para levar mais tecnologia e produtividade para o campo. Essa inovação também pode ser vista dentro da nossa fábrica, com processos e equipamentos modernos a Stara consegue garantir uma produção ágil e eficiente. Todos os setores da Stara entregam excelência em seu trabalho e são fundamentais em cada etapa da produção. Nesta edição vamos conhecer um pouco de como é realizado o trabalho do departamento de Usinagem.

O departamento de Usinagem é um dos processos iniciais da produção das máquinas da Stara, onde são transformados aços longos em peças. O supervisor de Manufatura, Matheus Valiati, destaca que este processo é um dos métodos mais eficazes para se criar peças precisas e que requerem grande detalhamento. Matheus explica que na Usinagem são realizadas operações que formam uma peça através da remoção de material. Isso acontece por meio de diversos processos, como: Torneamento, que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo, trabalhando peças cilíndricas; Fresamento, onde uma ferramenta de corte faz um movimento de giro, enquanto avança contra a peça; Furação, processo que gera uma cavidade cilíndrica na peça.

Entre os equipamentos da Usinagem estão tornos CNC e centros verticais, além de células robotizadas, que trabalham 24 horas por dia, sem a necessidade de um operador, serra disco para corte de materiais maciços e LaserTubo para corte de tubos. Matheus destaca que os investimentos nos últimos três anos no departamento somam mais de R$ 18 milhões.

Outra divisão do departamento é a Engenharia de Fábrica de Usinagem, onde são definidos os roteiros de fabricação, projetados os ferramentais, coletados e analisados dados e estudos de melhorias de processo. Para capacitar cada vez mais os colaboradores, o setor possuem o próprio centro de treinamento, com máquinas e sala de aula. Atualmente, são mais de 140 colaboradores trabalhando no departamento, em regime de horários alternados.

O coordenador do departamento de Usinagem, Luis Carlos Carvalho, destaca: “somos um setor primário, onde temos a missão de entregar peças com altíssima qualidade, dentro do prazo programado, para nosso cliente interno ou externo”.