O departamento da Rede de Concessionárias surgiu pela necessidade de ter um contato direto com o concessionário, prestando um atendimento personalizado e suporte de qualidade. Atualmente, o departamento conta com seis colaboradores.
A implementação do departamento começou a ser planejada entre os anos 2006 e 2007, quando a Stara identificou a necessidade de crescimento. Na época a empresa ainda não tinha uma rede exclusiva, apenas revendas parceiras. “Quando o Sr. Gilson assumiu a Stara, visualizou a necessidade de continuarmos crescendo. Para isso, precisaríamos mudar o nosso sistema de entrada no mercado. Ao invés de vender diretamente para as empresas de máquinas agrícolas e para o cliente final, precisávamos ter uma rede de concessionárias exclusiva da marca Stara. Então foi dado o primeiro passo no projeto”, conta Cristiano Bettio, gerente da Rede de Concessionárias.
Em 2011, a Stara deu início ao grande sonho de montar uma rede de concessionárias, como rege a lei de concessões. Nesta época começou a se criar um departamento exclusivo para essa finalidade. “Em janeiro de 2011, iniciamos a implementação do departamento. Deste dia em diante fomos desenvolvendo projetos, visando melhorar nossa rede de concessionárias, e hoje acompanhamos toda a parte de nomeações, contratos, auditorias, desempenho, dentre outros.” Enfatiza Cristiano.
Atualmente, com aproximadamente 150 pontos de atendimento no Brasil, sendo 87 matrizes e 60 filiais e pontos vendas. As principais atividades do departamento de Rede de Concessionárias são: prestar suporte ao setor comercial, elaborar itens de avaliação junto aos demais departamento da Stara, prestar auditoria, acompanhar os resultados e desenvolvimento de cada concessionária e nomear novas lojas, entre outros.
Cristiano ainda comenta sobre os projetos que o setor coordena, que visam a melhor eficiência da Rede. “Temos o Starpes, que é um programa de gestão de peças e serviços, visando a excelência no atendimento ao cliente. O programa Evoluir, que oferece ferramentas de gestão administrativa e financeira, gestão de pessoas e processos e planejamento estratégico, com o objetivo de fornecer as mesmas informações e orientações a todas as concessionárias. O projeto Positivar, um programa de excelência em gestão comercial. Dentro do projeto Positivar temos o Modelo de Execução Positivar (MEP), que é uma ferramenta do projeto, desenvolvida através de uma pesquisa realizada com produtores buscando um padrão no atendimento e a garantia de satisfação do cliente”.
A Rede de Concessionárias é um pilar fundamental na Stara. “O departamento possui um papel primordial no desenvolvimento da Rede de Concessionárias. É nosso dever prestar suporte e alavancar o crescimento junto aos nossos concessionários, entregando qualidade ao nosso cliente”, encerra Cristiano.