Na manhã desta sexta-feira, 22 de dezembro, foram divulgados os seis vencedores dos projetos da 11ª edição dos Grupos de Evolução Constante (GECs). Os grupos apresentaram seus projetos para a direção no dia 08 de dezembro. O GECs tem como objetivo desenvolver melhorias nos processos de produção, economia, segurança, produtividade e qualidade no ambiente de trabalho. Nesta edição, o projeto teve 80 participantes, 96 trabalhos desenvolvidos e 16 projetos apresentados.

Ao longo desses 11 anos, o GEC contou com o envolvimento de mais de 500 colaboradores e mais de 1.000 projetos de melhorias desenvolvidos. O Diretor-Presidente da Stara, Átila Stapelbroek Trennepohl, salienta com entusiasmo a evolução dos projetos. “A Stara tem em seu DNA a cultura de evoluir e não aceitar o ‘sempre foi assim’ como resposta, porque aqui é um local de evolução constante. Fico muito feliz em ver que estamos mantendo isso. Muitos projetos apresentados ajudam a Stara no desempenho, performance e no dia a dia dos colegas, gerando resultados positivos.”

Já o Diretor de Manufatura da Stara, Lucas Arend, ressalta a importância do GEC para a empresa. “A realização desse projeto é uma oportunidade de evolução e aprendizado para todos que participam. Além de desenvolver soluções para melhorar o trabalho no dia a dia, também oferece treinamentos, ferramentas e técnicas para o desenvolvimento pessoal.”

Esse ano, o 1ª lugar do GEC ficou com o grupo New Log, com o projeto ‘Padronização caixas exportação Argentina – Brava’. A participante do grupo, Rafaela Cardoso de Souza, que trabalha há 1 ano e 10 meses no setor de Logística, conta com emoção como foi vencer o GEC. “Quando o Átila começou a falar sobre otimização no envio de materiais para a Argentina, nós pensamos: ‘meu Deus é o nosso grupo’. Meu corpo tremia todo, foi uma mistura de felicidade, com ansiedade e nervosismo, mas foi bem legal.”

Além disso, Rafaela comenta sobre a sua experiência no GECs. “Com certeza o GECs é uma ótima oportunidade para aprendermos e nos desenvolvermos, tanto pessoal quanto profissionalmente. No meu caso, eu sempre fui uma pessoa muito tímida, não falava na frente de ninguém, mas fui superando isso com o projeto. Foi muito bom, porque é uma experiência nova, você acaba conhecendo setores que não conhecia dentro da empresa e sai da tua zona de conforto, para conhecer novos ambientes e novas oportunidades, recomendo para todo mundo.”

Já o 2ª lugar ficou com o grupo Usishow, com o projeto ‘Cartucho de barramento’ e um dos participantes do projeto foi o Luis Paulo Souza da Silva, que trabalha na Stara a 7 anos e 4 meses no setor de Usinagem, ressalta com positividade como foi participar do GEC. “Foi uma ótima oportunidade, até para sairmos da nossa zona de conforto. Eu recomendo todos participarem, tivemos várias experiências positivas com o projeto.”

 

Conheça os projetos ganhadores:

1º Lugar – New Log

Setor: Logística II

Projeto: Padronização caixas exportação Argentina – Brava

Descrição Projeto: otimização do processo de fretamento para a Argentina, visando reduzir o excesso de transporte de materiais de envio das plataformas Brava +.

Membros: Rafaela C. de Souza, Jacson E. Ávila Batista e Ellen Kauana S. Scherer Padrinho: Lucas Ávila.

 

2º Lugar –  Usishow

Setor: Usinagem

Projeto: Cartucho de barramento

Descrição do Projeto: dificuldade e demora na troca de buchas do eixo-árvore dos tornos, podendo ocorrer travamento e sendo necessário acionar a manutenção.

Membros: Luis Paulo Souza da Silva, Aline Fobrich, Sadaic Hansen e Lucas Feles dos Santos. Madrinha: Daniele Gonçalves.

 

3º Lugar – Up Solda

Setor: Solda

Projeto: Dispositivo para rebobinar arame

Descrição do Projeto: identificada a oportunidade de utilização dos arames antes descartados por não estarem devidamente enrolados ou por estarem com a estrutura da bobina danificada.

Membros: Jovane Vieira Bernardo, João Roberto de Moraes, Daniel Aloisio Simon e Eder Binelo dos Santos. Padrinho: Rafael Reisderfer.

 

4º Lugar – LogPro

Setor: Logística I

Projeto: Camiseta com proteção contra raios UV

Descrição do Projeto: com os operadores frequentemente expostos ao sol, houve a necessidade de melhorar a saúde e o conforto dos profissionais.

Membros: Cristian Schmitt, Matheus Rodrigues, Johnathan Pechin e Isaque Falcão. Padrinho: Wallace Jardel Silva.

 

5º Lugar – Os Falcões

Setor: Estamparia

Projeto: Central de armazenamento dos DCO (Dispositivo de Conferência)

Descrição do Projeto: foi identificado o desperdício de tempo para localizar o DCO, já que a ordem de produção identifica somente o código do dispositivo, não o local de armazenagem, que não possui local fixo.

Membros:  Igor da Silva, Jean Marcel da Rosa Moreira, Diecson Luiz dos Santos e Paulo Rogério Borges da Luz. Padrinho: Gustavo Remor.

 

6º Lugar – Multi Soluções

Setor: Montagem Multi e Expedição

Projeto: Ordem digital – Montagem de eletrônicos

Descrição do Projeto: Pensando no alto volume de ordens de produção impressas sendo descartadas. Foi desenvolvido um sistema para visualização das informações da ordem no coleta, eliminando o uso da ordem de produção impressa.

Membros: Davi Castilhos Morigi, Brenno Mello Boton, Rafael Mello Guerra e Adriano Tiago Kuhn. Padrinho: Emanoel Henrique Fritzen.