O momento do plantio é decisivo para o produtor obter os melhores resultados, por isso é fundamental apostar em equipamentos que garantem a alta produtividade da sua lavoura. O primeiro passo é definir o melhor período para se realizar o plantio de acordo com o clima e tipo de solo da área. A partir dessa avaliação, o plantio pode iniciar. Para facilitar o manejo e garantir uma boa plantabilidade recomenda-se utilizar mecanismos que auxiliam na abertura de sulco uniforme, corte eficiente de palhada, transporte facilitado, deposição precisa de sementes, entre outras.
Ao longo dos anos a Stara vem desenvolvendo tecnologias para auxiliar nesse processo, sendo pioneira no plantio à taxa variável. Em 2008, lançou o Sistema Control com o qual é possível regular instantaneamente a taxa de sementes e fertilizantes da máquina, de acordo com as zonas de manejo, proporcionando agilidade e precisão no plantio e nas aplicações. Pesquisas mostram que esse sistema gera uma economia média de sementes de 5,7% no milho e 4% na soja.
Outra ferramenta é o Sistema de Distribuição Precisa Stara (DPS) que garante uma distribuição de semente com alta singularidade, livre de falhas e sementes duplas, evitando a competitividade entre as plantas. Estudos revelam que esse sistema proporciona o aumento de produtividade de 7% nas culturas da soja e milho 18% no algodão.
Já para o ajuste fino do plantio, em 2017, a Stara lançou o Sistema de Desligamento Linha a Linha que desliga automaticamente as linhas de plantio no exato momento em que o Topper detecta uma área onde o plantio já foi realizado. Esse sistema gera economia de sementes de até 5,03%, evitando o transpasse e a sobreposição e aumentando a produtividade.
Para aprimorar o plantio, o produtor pode contar ainda com o Syncro que permite sincronizar até quatro plantadeiras para trabalharem no mesmo talhão. Essa tecnologia garante um plantio homogêneo e aumenta a produtividade, sem contar que a otimização do abastecimento das plantadeiras gera maior rendimento operacional, proporcionando ao produtor aproveitar as melhores condições climáticas para realizar o plantio.
Mais um aliado é o Zero Amassamento, lançado recentemente pela Stara. Um sistema exclusivo da Stara, que realiza o plantio com desligamento automático das linhas no lugar que acontecerá o tráfego de pulverizadores e distribuidores, gerando uma economia de até 4% de sementes, dependendo da largura de aplicação e rastro da máquina.
Conhecer as características da sua lavoura e usar plantadeiras eficientes, além de trazer economia, faz a diferença na produtividade e amplia os seus resultados.
Quer saber mais sobre as tecnologias da Stara para o plantio? Acompanhe as nossas dicas positivas em nosso site e redes sociais.