“Coisas importantes no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa e sim por uma equipe”, essa é a frase que inspirou a Reunião de Vendas realizada entre os dias 11 e 15 de julho, que reuniu a equipe de vendas da Stara para avaliar o primeiro semestre de 2016 e planejar o restante do ano.
Durante a semana foram realizadas inúmeras atividades que iniciaram com a presença do diretor-presidente da Stara, Gilson Trennepohl, seguida pela atividade de avaliação do primeiro semestre, marcado pelas incertezas políticas e econômicas no Brasil. “O objetivo dessa Reunião de Vendas foi resgatar as oportunidades escondidas em um ano difícil como 2016 e proporcionar a troca de conhecimento entre a equipe de vendas, proporcionando a mescla da juventude com a experiência traga ganhos para todos. Da mesma forma, buscar uma maior organização e planejamento das atividades, olhando a longo prazo, num processo de maturação da nossa equipe “, afirma Márcio Fülber, diretor comercial.
No primeiro dia da Reunião de Vendas também foi apresentado o vendedor Inovador, responsável pelo maior faturamento de produtos lançados nos últimos 18 meses. O vendedor Inovador é Rodrigo Barancelli, representante da Stara nos estados do Maranhão e Piauí. Ainda na segunda-feira, foram realizadas as apresentações dos setores de Marketing, Centro de Treinamento, Peças, Pós-venda e Recursos Humanos.
A terça-feira foi dedicada para os treinamentos de produto onde os representantes comerciais puderam aprofundar os seus conhecimentos na linha de máquinas agrícolas da Stara. Já na quarta, os vendedores montaram os seus planejamentos para o segundo semestre, definindo estratégias para serem trabalhadas junto com a rede de concessionárias e revendas autorizadas.
A quinta-feira foi marcada por surpresas e superação. Os representantes comerciais participaram de um treinamento de campo, mesmo com a chuva que não deu trégua durante o dia todo. Com o objetivo de aprimorar alguns conceitos como organização, liderança, criatividade, disciplina, poder de decisão, respeito, responsabilidade, companheirismo, resistência, humildade, trabalho em equipe e planejamento estratégico, os vendedores participaram de atividades na mata, sendo eles os responsáveis pela organização do acampamento, a conquista dos itens de consumo e preparação das refeições. “As dinâmicas que realizamos são uma reprodução das situações que enfrentamos diariamente. O dia de atividades na mata é um retrato disso, enfrentamos situações adversas, onde precisamos de superação e montar estratégias para chegar ao objetivo. Ao final, além de todo aprendizado que podemos extrair disso, ficamos com uma bela história para contar aos nossos netos um dia”, comenta Rodrigo Barancelli, representante comercial Stara.
Na sexta, os vendedores retornaram para o encerramento das atividades, sob o comando do diretor-presidente Gilson Trennepohl, e do vice-presidente, Átila Stapelbroek Trennepohl, que reiteram a importância da equipe de vendas para os planos da Stara, ancorando o crescimento da empresa e a consolidação da marca. Para fechar com chave de ouro, os vendedores receberam cartas dos seus familiares. “Tudo que fizemos essa semana não seria possível se não tivéssemos uma base forte que nos sustenta, a nossa família, o nosso bem mais precioso. Que possamos voltar para as nossas casas renovados e ter um excelente segundo semestre”, conclui o diretor-presidente.
A avaliação da reunião de vendas é positiva. “No final da semana podemos ver que os nossos objetivos foram alcançados. Conseguimos fazer com que a equipe saísse motivada para o próximo semestre, o que nós vimos no semblante de cada um. Demos passos muito importantes nessa semana, pois o nosso time trabalha em busca de um mesmo objetivo. Todos saímos ganhando”, avalia Márcio.
A Reunião de Vendas acontece semestralmente, reunindo os representantes comerciais do Brasil e exterior, sendo um momento, também, para a confraternização entre a equipe.