A eficácia de uma semeadora no campo está diretamente ligada à sua capacidade de garantir precisão na semeadura, adaptabilidade ao terreno e performance na operação. 

Por isso, na hora de escolher a máquina agrícola ideal, é preciso considerar quais atributos são determinantes para o bom desempenho do equipamento na realidade da sua propriedade rural. Essas variáveis podem impactar a uniformidade da semeadura,  o aproveitamento dos insumos e a produtividade, de maneira geral. 

O engenheiro agrônomo Lucas Luersen, analista de Marketing de Produto da Stara, lista os cinco principais fatores que influenciam a eficácia de uma semeadora agrícola no campo. 

Confira os destaques indicados pelo especialista: 

1. Regulagem e taxa de semeadura

A forma como as sementes são reguladas faz toda a diferença. Semeadoras mecânicas apresentam limitações em aplicações com taxa reduzida. Isso compromete, por exemplo, a semeadura de culturas como a braquiária, que exige menor densidade.

Por outro lado, semeadoras pneumáticas permitem o controle preciso da taxa de sementes, mesmo em níveis baixos, garantindo maior economia e adaptação ao manejo da cultura. Lucas Luersen, analista de marketing de produto da Stara explica:

Um fator que impacta bastante a eficiência em semeadora mecânica é o uso de taxas baixas, geralmente essas máquinas não podem ser calibradas e reguladas com taxas com menos de 50 Kg/ha, já em semeadoras pneumáticas a taxa de sementes pode ser facilmente reduzida.

Conheça as semeadoras Stara

2. Capacidade dos reservatórios da semeadeira

Máquinas agrícolas com reservatórios com maior capacidade reduzem a necessidade de paradas para abastecimento, aumentando o rendimento operacional. 

A semeadora Stara Guapa Supra, por exemplo, permite até quatro configurações distintas de distribuição entre sementes e fertilizantes, podendo chegar a 5.150 litros no modo “somente sementes”​.

Já a semeadora agrícola Guapita oferece reservatório central de sementes com 1.465 litros e reservatório de fertilizantes com 1.915 litros, ideal para operações de média escala​. 

Semeadora agricola Stara Guapita na lavoura em dia de céu azul 

3. Uniformidade de semeadura e copiagem do terreno

A precisão na distribuição das sementes está relacionada à capacidade da semeadora de acompanhar o relevo. Por isso, a recomendação técnica é que a semeadora seja equipada com sistemas de articulação nas linhas e molas pneumáticas ou helicoidais, garantindo uniformidade mesmo em terrenos acidentados, taipas e curvas de nível.

Essa copiagem precisa do solo evita falhas ou sobreposições, promovendo uma lavoura mais uniforme e produtiva.

4. Tecnologia embarcada na máquina agrícola

Semeadoras agrícolas com tecnologia agrícola embarcada oferecem mais controle ao operador durante a operação. Por isso, é válido conferir as opções de fábrica disponíveis no equipamento agrícola, bem como se existe suporte técnico para possíveis atualizações e personalizações para as necessidades da sua lavoura.  

A linha de semeadoras Stara conta com sistemas como:

  • Topper: controlador agrícola que integra monitoramento e assistência técnica remota direto da cabine;

  • Syncro: sincroniza o trabalho de até quatro máquinas agrícolas Stara no mesmo talhão, evitando sobreposição de sementes;

  • Monitoramento de Máquinas Agrícolas Stara: emite alertas em tempo real, otimizando o uso e reduzindo riscos operacionais​​.

5. Facilidade de transporte e manobras

A eficiência da semeadora também inclui a sua capacidade de se deslocar com agilidade, especialmente em áreas com porteiras estreitas ou estradas rurais limitadas. 

Pensando nisso, a semeadora Stara oferece tecnologias específicas para ajudar o agricultor nessa etapa da operação.   

A Guapa Supra, por exemplo, possui um sistema de transporte que reduz sua largura para 3,35 m e altura para 3,91 m, facilitando a locomoção. Já a Guapita, com seu sistema abre e fecha automático, atinge largura de 3,20 m em menos de um minuto, sem necessidade de sair da cabine​​. 

De maneira geral, esses 5 fatores devem ser observados na hora de escolher o modelo de semeadora agrícola mais adequado para a sua lavoura, considerando todas as etapas da semeadura.

Semeadora agrícola Stara: soluções para a lavoura

As semeadoras agrícolas Stara foram desenvolvidas para entregar o máximo de qualidade e tecnologia para o produtor rural. Desde a Guapa, ideal para o cultivo de arroz, até a Guapa Supra Winter, voltada para cultivos de inverno como trigo, cevada e aveia, a Stara oferece soluções para todos os tipos de cultura, com versatilidade de uso e configuração.

Além disso, você conta com assistência técnica especializada, suporte remoto em tempo real e integração total com tecnologias para Agricultura de Precisão. Invista em desempenho, economia e inovação para sua lavoura com as semeadoras da Stara. 

Com essas orientações técnicas, você conheceu os componentes essenciais de uma semeadora para garantir um bom preparo do solo, a distribuição adequada de sementes na profundidade correta e uma alta taxa de germinação das plantas em desenvolvimento.   

Veja mais: saiba como otimizar a semeadura de trigo e evitar perdas

Conclusão

Escolher uma semeadora agrícola que atenda às necessidades da propriedade rural é um passo essencial para garantir produtividade, economia de insumos e qualidade na semeadura. 

Fatores como tipo de regulagem, capacidade dos reservatórios, copiagem do terreno, tecnologia agrícola embarcada e facilidade de transporte devem ser considerados com atenção para atingir o desempenho esperado. 

Seja qual for o cultivo ou o tamanho da propriedade rural, existe uma semeadeira Stara pronta para semear resultados positivos e produtividade.   

Gostou das sugestões e quer descobrir a máquina agrícola ideal para a sua lavoura?

Visite uma Concessionária Stara e encontre o equipamento mais adequado para maximizar a sua produção agrícola.  

Fale com os nossos técnicos