Desde junho de 2023, Rodrigo Rubenich faz parte da Família Stara. Ele atua como recepcionista e telefonista e é o primeiro colaborador que apresenta deficiência visual total.

Rodrigo conta que a sua deficiência é genética. “Eu tenho Aniridia Total, que é a ausência total da íris. Eu enxerguei até meus 29 anos, então tive a oportunidade de ver o mundo. Perdi a visão há 17 anos e passei por vários apertos na minha adaptação. Mas agora já é mais tranquilo, tenho um mapa mental de tudo, conheço as cores e imagens. Claro, preciso seguir lutando, buscando novas alternativas e não deixando me abater pelas adversidades do caminho, pois a vida continua.”

Apesar dos desafios, Rodrigo sempre batalhou para conquistar seus sonhos, por isso quando descobriu a vaga na Stara, não pensou duas vezes em se candidatar. Após a seletiva e o tão esperado cargo, começou o seu processo de adaptação na empresa. “Houve uma grande preocupação com minha adaptação dentro da Stara. Fizemos muitos treinamentos e adaptamos alguns pontos. No refeitório, por exemplo, eu tenho uma mesa reservada, que fica bem de frente para as catracas, então eu chego, sento e a equipe do refeitório me traz o almoço. Além disso, também foi necessário realizar alguns treinamentos para eu executar bem o meu trabalho, como atender o telefone, utilizar o computador e realizar minhas atividades diárias.”

Para Rodrigo, a oportunidade que a Stara está oferecendo é algo gratificante. “O que a Stara está fazendo, poucas empresas fazem. Tem muitas pessoas com deficiência que estão fora do mercado de trabalho e em busca de uma oportunidade. Não é fácil, mas as empresas também precisam aprender, conhecer e entender a capacidade que cada pessoa tem. O deficiente visual é capaz de exercer uma função dentro de uma empresa como a Stara, desde que haja uma adaptação e esforço conjunto.”

Em busca da evolução constante, Rodrigo está cursando Tecnologia da Informação na Ulbra, em Carazinho/RS, e pretende crescer na empresa depois de formado. “É a realização de um sonho estar fazendo faculdade. Estou me empenhando ao máximo e pretendo crescer ainda mais. A Stara é uma empresa que realmente valoriza os seus colaboradores e hoje estou muito feliz com o meu trabalho.”

E Rodrigo já tem grandes planos para o seu futuro dentro da Stara. “Quero me formar na faculdade e um dia fazer parte do time da T.I. para ajudar a empresa a crescer cada vez mais, com produtos e serviços inovadores. As minhas expectativas são as melhores possíveis, quero trabalhar, aprender e estudar. No momento que estou na recepção, quero desenvolver meu trabalho com excelência e atender muito bem todas as pessoas que ligam ou que chegam no setor”, comenta ele.

O colaborador Rodrigo Rubenich é um exemplo de superação e dedicação. E para a Família Stara é motivo de orgulho poder oportunizar a todos a chance de crescer, evoluir e chegar mais longe, afinal, nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.